VOCÊ SABE O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
É o nome que se dá a hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados em um ambiente de trabalho e que definem como uma determinada empresa conduz seus negócios.
A cultura empresarial é a base de toda organização e, se for positiva, é capaz de fazer com que uma empresa se destaque entre as demais do ramo, passando a ser valorizada por colaboradores e clientes.
Isso porque a cultura interna de uma empresa é sua identidade e representa a forma de pensar, agir e perceber o mundo a sua volta e como ela passa isso a seus colaboradores e clientes.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL?
Cultura do Poder: É um dos modelos adotados por boa parte das empresas atualmente, apesar de ser considerado ultrapassado por alguns teóricos. Esse tipo de cultura organizacional foca na liderança individual com concentração de poder.
Cultura de Papéis: É o desempenho dos colaboradores, havendo papéis muito bem distribuídos e engessados na estrutura da empresa. Nesse contexto, inexiste espaço para inovação e proatividade.
Cultura de Tarefas: O objetivo é ter atividades executadas. Por isso, um dos elementos dessa cultura organizacional é a obtenção de profissionais qualificados e especializados.
Cultura de Pessoas: É representada pelos colaboradores e costuma ser muito positiva e motivadora para os funcionários da empresa, há uma integração muito maior entre os colaboradores. Além disso, é um ambiente que estimula a inovação e conta com uma maior flexibilidade.
PORQUE A MOTIVAÇÃO É IMPORTANTE?
Cada vez mais, as pessoas, ao buscar um emprego, passaram a ter objetivos mais profundos que meramente o sucesso financeiro, que envolvem desafios maiores e motivadores, movidos por valores individuais e coletivos.
Por isso, não é difícil encontrar pessoas que largaram empregos bem remunerados, mas com uma cultura organizacional negativa, em busca de algo melhor, mesmo que isso signifique começar do zero em um lugar novo.
COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL NASCE?
Normalmente, a cultura organizacional de uma empresa nasce de forma muito natural, já que ela é composta pela rotina diária da companhia. Todas as práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, crenças, valores e muito mais constituem a cultura corporativa.
No entanto, se o seu intuito é criar uma cultura organizacional forte e estratégica, positiva para sua empresa, não é nada fácil. Isso porque depende, principalmente, de estabelecer práticas e políticas positivas claras dentro de uma empresa.
Além disso, é necessário um trabalho constante do setor de RH para que os funcionários vejam a empresa de forma positiva e alinhada com os valores e objetivos da empresa.
Para facilitar a assimilação de cultura, o ideal é que todo o processo esteja ligado ao setor de comunicação da empresa, que deve trabalhar de forma incessante para passar a mensagem ao colaborador.
Do início do estabelecimento da cultura até a solidificação real na mentalidade dos colaboradores pode levar algum tempo, por isso, é necessário paciência e sempre estar aberto a feedbacks. Além disso, é essencial acompanhar de perto com avaliações periódicas.
COMO CRIAR UMA CULTURA ORGANIZACIONAL?
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente é criar um negócio com uma imagem positiva tanto internamente, quanto externamente. Para tal, é preciso ter uma cultura organizacional positiva e bem organizada.
Antes de formatar a sua cultura organizacional, é preciso ter em mente o que você deseja que seu negócio se torne e como você quer que ele seja visto pelo mercado. Para isso, é imprescindível que você estabeleça sua missão, visão e valores.
É o nome que se dá a hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados em um ambiente de trabalho e que definem como uma determinada empresa conduz seus negócios.
A cultura empresarial é a base de toda organização e, se for positiva, é capaz de fazer com que uma empresa se destaque entre as demais do ramo, passando a ser valorizada por colaboradores e clientes.
Isso porque a cultura interna de uma empresa é sua identidade e representa a forma de pensar, agir e perceber o mundo a sua volta e como ela passa isso a seus colaboradores e clientes.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL?
Cultura do Poder: É um dos modelos adotados por boa parte das empresas atualmente, apesar de ser considerado ultrapassado por alguns teóricos. Esse tipo de cultura organizacional foca na liderança individual com concentração de poder.
Cultura de Papéis: É o desempenho dos colaboradores, havendo papéis muito bem distribuídos e engessados na estrutura da empresa. Nesse contexto, inexiste espaço para inovação e proatividade.
Cultura de Tarefas: O objetivo é ter atividades executadas. Por isso, um dos elementos dessa cultura organizacional é a obtenção de profissionais qualificados e especializados.
Cultura de Pessoas: É representada pelos colaboradores e costuma ser muito positiva e motivadora para os funcionários da empresa, há uma integração muito maior entre os colaboradores. Além disso, é um ambiente que estimula a inovação e conta com uma maior flexibilidade.
PORQUE A MOTIVAÇÃO É IMPORTANTE?
Cada vez mais, as pessoas, ao buscar um emprego, passaram a ter objetivos mais profundos que meramente o sucesso financeiro, que envolvem desafios maiores e motivadores, movidos por valores individuais e coletivos.
Por isso, não é difícil encontrar pessoas que largaram empregos bem remunerados, mas com uma cultura organizacional negativa, em busca de algo melhor, mesmo que isso signifique começar do zero em um lugar novo.
COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL NASCE?
Normalmente, a cultura organizacional de uma empresa nasce de forma muito natural, já que ela é composta pela rotina diária da companhia. Todas as práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, crenças, valores e muito mais constituem a cultura corporativa.
No entanto, se o seu intuito é criar uma cultura organizacional forte e estratégica, positiva para sua empresa, não é nada fácil. Isso porque depende, principalmente, de estabelecer práticas e políticas positivas claras dentro de uma empresa.
Além disso, é necessário um trabalho constante do setor de RH para que os funcionários vejam a empresa de forma positiva e alinhada com os valores e objetivos da empresa.
Para facilitar a assimilação de cultura, o ideal é que todo o processo esteja ligado ao setor de comunicação da empresa, que deve trabalhar de forma incessante para passar a mensagem ao colaborador.
Do início do estabelecimento da cultura até a solidificação real na mentalidade dos colaboradores pode levar algum tempo, por isso, é necessário paciência e sempre estar aberto a feedbacks. Além disso, é essencial acompanhar de perto com avaliações periódicas.
COMO CRIAR UMA CULTURA ORGANIZACIONAL?
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente é criar um negócio com uma imagem positiva tanto internamente, quanto externamente. Para tal, é preciso ter uma cultura organizacional positiva e bem organizada.
Antes de formatar a sua cultura organizacional, é preciso ter em mente o que você deseja que seu negócio se torne e como você quer que ele seja visto pelo mercado. Para isso, é imprescindível que você estabeleça sua missão, visão e valores.
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